top of page
PORTAL DA TUBERCULOSE

A tuberculose merece uma atenção especial dos profissionais de saúde e da sociedade de modo geral.

Ainda corresponde a todos os critérios de prioridade de um agravo em

Saúde Pública, isto é, de grande magnitude, transcendência e vulnerabilidade. Apesar dos recursos tecnológicos capazes de promover o controle da tuberculose, sua eliminação como problema de Saúde Pública busca permanentes estratégias.

Neste contexto, alguns aspectos devem ser considerados, tais como os

humanitários, econômicos e de Saúde Pública.

Este portal é o produto da dissertação de mestrado da autora, realizado no Programa de Pós-graduação em Enfermagem - PPGENF da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, sob orientação do professor Pós-doutor Luiz Carlos Santiago e da professora Drª Fabiana Barbosa Assumpção de Souza, o nosso objetivo é apresentar as principais dúvidas de maneira simples e prática, manifestadas no cotidiano dos profissionais Enfermeiros que atuam no Programa de Controle da Tuberculose e na Atenção Básica.

​                                                                               

PORTAL DA TUBERCULOSE

Neuza Denise Bitencourt

Pneumologia Sanitária

Reg. COREN-RJ 211.631
 

A Prova Tuberculínica (PT) é o exame mais importante para o diagnóstico da infecção latente da tuberculose (ILTB) no Brasil. Entretanto, devido às dificuldades inerentes ao processo de treinamento nas técnicas de aplicação e de leitura da PT, em determinadas regiões do País, este exame ainda encontra-se restrito aos serviços de referência para tuberculose (TB), hospitais e clínicas especializadas, quando deveria ser ofertada na rotina dos diferentes tipos de unidades de saúde, próximo à residência das pessoas, especialmente, naqueles em que contatos de casos de TB e pessoas vivendo com HIV/aids são atendidas.

 

A padronização das técnicas de aplicação e de leitura da PT confere ao exame maior confiabilidade e precisão na indicação do tratamento da ILTB, sendo esta uma das medidas mais importantes para o controle da doença. A partir do incremento da PT, pode-se contribuir para um maior conhecimento sobre o comportamento, o desenvolvimento da TB e da ILTB em grupos específicos. 

 

Sendo assim, esse estudo permite estimular a capacitação de mais profissionais de saúde para a aplicação e a leitura da PT nos serviços de saúde, deixando de ser restrito aos serviços especializados. Com isso, espera-se um incremento na formação dos enfermeiros na técnica de aplicação e de leitura da PT, uma vez que a falta de instrutores e de multiplicadores é um problema que deve ser resolvido a partir da priorização da
capacitação em PT no País.


Com base nas recomendações atuais do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), espera-se ampliar o acesso à prova tuberculínica nos serviços de saúde como recurso para o diagnóstico da infecção latente da TB, especialmente para os grupos com maior risco de adoecimento por tuberculose.

Diagnósticos mais rápidos da Tuberculose

DESTAQUES:

Novo teste identifica se o paciente está doente em até duas horas e a expectativa é de que o exame esteja disponível na rede pública de saúde até o segundo semestre de 2013. A primeira fase de implementação do teste foi concluída em Manaus e no Rio de Janeiro.

Um teste inovador para a identificação rápida da tuberculose será oferecido no Sistema Único de Saúde até o segundo semestre do próximo ano. O GeneXpert – testado experimentalmente em Manaus (AM) e no Rio de Janeiro (RJ) – é capaz de diagnosticar a doença em duas horas e com risco mínimo de contaminação, uma vez que a análise é totalmente automatizada, sem a necessidade de manuseio das amostras pelo profissional de saúde responsável pelo exame.

Além disso, o teste identifica – também de forma mais rápida e com mais precisão – resistência ou não à rifampicina, que é o antibiótico usado no tratamento da tuberculose, o que facilita a prescrição também mais ágil e correta do tratamento da doença.

“Quanto mais rápido é o diagnóstico da tuberculose, mais rápida também é a cura e menor é o risco de sequela ao paciente e de disseminação da doença”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O estudo de implementação, aceitabilidade e custo-efetividade do uso do teste rápido para tuberculose é financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates, com investimento de 1,8 milhão de dólares. Depois de Manaus e do Rio de Janeiro – onde começou no mês de fevereiro 2012, com um total de 13.307 testes realizados – o projeto segue para as demais capitais do país.

 

Dos exames feitos em Manaus e no Rio, 14,2% deram positivos. A avaliação preliminar dos testes revelou que, além do diagnóstico mais rápido da doença, foram identificados – também mais rapidamente – casos de resistência à rifampicina e uma grande aceitabilidade do método pelos profissionais de saúde.

No exame tradicional (a baciloscopia do escarro), o resultado leva 24 horas e outros 60 dias para a análise da cultura de identificação de micobactérias. “O GeneXpert é totalmente automatizado. É uma máquina que identifica fragmentos do DNA da micobactéria no escarro. Por isso, ele é bem mais seguro para o profissional de saúde”, destaca o ministro.

No exame tradicional, são necessários 60 dias para realizar o cultivo da micobactéria e outros 42 dias para se obter o diagnóstico de especificidade e sensibilidade (à rifampicina), que não ultrapassam 60% de precisão. Com o novo teste, os índices de sensibilidade e especificidade chegam a 92,5% e 99%, respectivamente. “O que diminui radicalmente a possibilidade de um resultado falso positivo”, observa Alexandre Padilha.

Com o novo teste rápido de tuberculose, espera-se, portanto, o aumento dos percentuais de detecção segura da doença para o tratamento precoce, maior agilidade no diagnóstico da chamada “tuberculose resistente” e, consequentemente, a redução da morbidade e mortalidade pela doença.

 

Fonte: Blog da Saúde  Governo Federal

A seleção dos artigos foi feita após uma busca nas bases de dados eletrônicas da Literatura Latino-Americana, e estudos científicos de muita credibilidade. Foram selecionados os estudos realizados no Brasil e publicados em outros idiomas. Para tanto, como primeiro critério de seleção foi considerado o local da publicação, idioma, país de endereço do autor, instituição a que está vinculado ou, quando necessário, a soma destes.

A tuberculose - chamada antigamente de "peste cinzenta", e conhecida também em português como tísica pulmonar ou "doença do peito" - é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais. 

A tuberculose merece uma atenção especial dos profissionais de saúde e da sociedade de modo geral.

PORTAL DA TUBERCULOSE
PORTAL TUBERCULOSE
PORTAL DA TUBERCULOSE

Cenário da doença no Brasil

PORTAL DA TUBERCULOSE

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável.  Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.

 

O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário. No Brasil, a tuberculose é sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.

 

Nos últimos 17 anos, a tuberculose apresentou queda de 38,7% na taxa de incidência e 33,6% na taxa de mortalidade.  A tendência de queda em ambos os indicadores vem-se acelerando ano após ano em um esforço nacional, coordenado pelo próprio ministro, o que pode determinar o efetivo controle da tuberculose em futuro próximo, quando a doença poderá deixar de ser um problema para a saúde pública.

 

A OMS estabeleceu metas desafiadoras para os países em sua estratégia pós-2015, definindo como visão de futuro “Um mundo livre da tuberculose: zero mortes, adoecimento e sofrimento causados pela doença (A world free of tuberculosis – zero deaths, disease and suffering due to tuberculosis)”.

 

Para o alcance desse compromisso, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose – 2016, a Stop TB Partnership lançou o tema “Alcançando os Três milhões de casos não detectados: rastrear, tratar e curar a todos”. 

 

 

Fonte:

Ministério da Saúde

Tirinhas - Exame da Tuberculose
PORTAL DA TUBERCULOSE
PORTAL DA TUBERCULOSE
PORTAL DA TUBERCULOSE
PORTAL DA TUBERCULOSE
Portal da Tuberculose​

O Portal da Tuberculose tem objetivo de informar é chamar a atenção da sociedade sobre a alta incidência e mortalidade por tuberculose no estado e no Brasil, no ano de 2015 ocorreram 900 óbitos pela doença. Reduzir as taxas de incidência da tuberculose no Rio de Janeiro é fundamental para mudar o panorama da enfermidade no país, segundo avaliação do coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Draurio Barreira. Segundo ele, o Rio de Janeiro tem não só a maior incidência da doença, como concentra, em números absolutos, o maior número de casos do país.

Dia 24 de março de cada ano é o dia mundial da Tuberculose, e na semana do dia 24 como ocorre todo sempre, um grande evento acontecerá com a participação de autoridades, parlamentares, profissionais de saúde, ativistas TB/HIV/Aids, lideranças comunitárias e organizações da sociedade civil engajadas no combate à tuberculose. Durante todo o evento, serão prestados diversos tipos de serviços, distribuição de materiais educativos, preservativos e orientações sobre saúde à população.

PORTAL DA TUBERCULOSE
bottom of page